quinta-feira, setembro 09, 2004

Chamada de atenção: "Chungking Express" em DVD na Premiere



Quem comprar a edição de Setembro da Premiere portuguesa, e não se importar de gastar mais uns miseros dez euros, vai receber um excelente presente cinematográfico: trata-se do DVD do maravilhoso "Chungking Express" de Wong Kar-Wai.

É difícil falar de um filme sobre o qual parece que (quase) tudo já foi escrito. Filmado num espírito de guerrilha completamente apaixonante, "Chungking Express" liga duas histórias de "amor solitário" passadas na cidade de Hong-Kong. Numa das histórias, um polícia de coração recentemente despedaçado passa os dias a tentar perceber porque foi deixado pela sua antiga namorada, enquanto vai devorando latas após latas de ananás prestes a ficar fora-de-prazo. Num acto de puro impulso, promete apaixonar-se pela primeira mulher que entrar no bar onde consola as suas feridas emocionais. A questão é que essa mulher acaba por ser uma passadora em fuga... Na segunda história, um outro polícia de coração recentemente despedaçado torna-se o objecto de adoração de uma empregada do "Expresso Chunking", um carrinho-ambulante onde o mencionado polícia costuma ir comprar o seu almoço. Ao som constante de "California Dreamin'" dos Mamas and Papas, a rapariga vai, aos poucos, entrando na vida do polícia, mesmo que não o faça pelas maneiras mais tradicionais... Tudo isto "pintado" através da belíssima fotografia de Christopher Doyle, interpretado por um elenco extraordinário e brilhantemente contado pelo Mestre de uma certa narrativa-poética que é Wong Kar-Wai.

Há quem tenha comparado este filme com "O Acossado" de Jean Luc-Godard. WKW não nega a homenagem, e julgo que a comparação é mais que justa. Como alguém escreveu no guia de filmes da Time-Out "This is what Godard movies were once like: fast, hand-held, funny and very, very catchy".

A edição portuguesa da Atalanta Filmes não tem quaisquer extras à excepção de trailers para este filme e para o "Fallen Angels", mas talvez servirá de consolo saber que não existem edições estrangeiras muito melhores (havia uma britânica ou americana que continha uma pequena introdução por Quentin Tarantino, mas nada mais). Por €12.50, é um crime passar ao lado deste filme magnífico!

Uma obra-prima em absoluto, a ver (de preferência) numa sessão-dupla com a sua semi-sequela, o extrarodinário "Anjos Caídos".

P.S. - Tanto o DVD de "Chungking Express" como o de "Anjos Caídos" estão à venda em Portugal ao preço confortável de €14,49. Portanto, se não conseguirem arranjar o primeiro pela Premiere e/ou quiserem revisitar a Hong-Kong de WKW, sempre têm bom remédio...

P.P.S. - Se tudo correr bem, quando "2046", o novo filme de WKW, chegar às salas portuesas, voltarei a este "Chungking Express" (e a outros filmes) para um texto maior e melhor sobre o cineasta de Hong-Kong e a sua obra...

3 comentários:

Anónimo disse...

Eu não comprei o DVD porque a edição é muito pobrezinha e tendo em comsideração que eu possuo (GRAÇAS A DEUS!) um gravador de DVD's, vou gravar quando passar na TV (lembro-me da Sic Radical e a RTP 2 o ter feito à pouco tenpo).

Abraços cinéfilos,
Tiago Teixeira.

Blog: http://www.moviesuniverse.blog-city.com

Anónimo disse...

Estou muito curioso de ver o ultimo trabalho do Wong Kar-Wai que passou em Veneza, o episósio " The Hand" do filme "Eros" dividido em três ep., do Soderbergh e o Antonioni ( que era o homenageado). A parte do WKW tem sido muito elogiada e pelas fotos que vi parece-me ter um ambiente/mood muito bom. A ver vamos quando chega à nossa Ocidental Praia Lusitana.....

Sam, the lone prospector

Ricardo Gonçalves disse...

Para o Tiago:

De facto, a edição da Atalanta não é propriamente fabulosa, mas como já disse no texto, não existe (pelo menos para já) alguma edição do filme verdadeiramente digna da obra de WKW. Façamos figas para que a Criterion tenha os direitos do filme e faça uma edição tão boa como a do "In the Mood for Love"!

Para o Sam:

Grande verdade, "Eros" é um dos títulos que mais me tem intrigado ultimamente. Chegará cá antes do "2046"? Chegará só em DVD? Chegará de todo? Façamos figas... ^_^