sábado, julho 10, 2004

Antevisão: "Sorte Nula" de Fernando Fragata

Tem causado algum burburinho na secção "Comente aqui" do Cinema2000 a discussão acerca de uma nova fita portuguesa que ainda está a meses de chegar aos ecrãs lusos - trata-se de "Sorte Nula" de Fernando Fragata, o mesmo realizador que nos brindou com o muito criticado "Pesadelo Cor de Rosa" e o pouco visto mas até bastante elogiado telefilme "Pulsação Zero".

Fernando Fragata, um realizador que começou como escriba de alguns argumentos e como operador de steady-cam em filmes como "Ao Fim da Noite" de Joaquim Leitão e "Nuvem" de Ana Luísa Guimarães, tem assumido na sua obra uma estética ultra-pop que fez com que a crítica deitasse completamente abaixo o seu primeiro filme e, de resto, não lhe tenha prestado grande atenção. "Pulsação Zero" fez parte da última remessa de telefilmes que a SIC produziu e, apesar de ter sido reprogramado à última hora aquando da sua única exibição na estação de Pinto Balsemão (até parecia que o estavam a tentar esconder), conseguiu impressionar muita gente que o viu tanto cá como além fronteiras (vejam-se as reacções bastante favoráveis escritas no IMBD, resultantes da passagem do filme por alguns festivais independentes nos EUA), chegando mesmo a correr o rumor de que Harvey Weinstein da Miramax estaria interessado em adquirir os direitos para um remake do mencionado telefilme!

A trailer disponível no site oficial permite confirmar que o estilo pop se mantém, mas ainda é cedo para retirar quaisquer conclusões acerca da qualidade da fita. O elenco parece interessante (António Feio, Rui Unas, Adelaide de Sousa e a estreia do fabuloso stand-up comedian Bruno Nogueira), mas ainda não consegui perceber bem se a história o é. Em todo o caso, parece ser (pelo menos uma tentativa de) uma pedrada no charco nesse rio seco que é o Cinema Português, portanto há que esperar para ver mais. O filme está agendado para estrear em Dezembro pela mão da Lusomundo. A seguir...

3 comentários:

Anónimo disse...

Seguirei, com toda a certeza.
Agradeço o alerta.
beijo e bom fds
;-) **

Anónimo disse...

Os clips "making of" que estão no site são super cómicos! LOL. Esperemos que o filme não decepcione. O cinema nacional precisa de algo novo e diferente, urgentemente!

Joana

Ricardo Gonçalves disse...

Antes do mais, obrigado pela visita e pelo comment! ^_^

Já estive a ver os novos clips e, realmente, o sketch do Unas e do Nogueira está fantástico! É uma maneira interessante de nos fazer ansiar pela estreia do filme, embora um detalhe me esteja a perturbar neste momento: quantos cenários tem o filme, exactamente? Até agora só vi um!