sábado, julho 03, 2004

Editorial - Introdução e Declaração de Princípios

«"Todo" é aquilo que tem princípio, meio e fim. "Princípio" é o que não contém em si mesmo o que quer que siga necessariamente outra coisa, e que, pelo contrário, tem depois de si algo com que está ou estará necessariamente unido.» - Aristóteles, in "Poética".

A citação de Aristóteles, tirada da obra que (provavelmente) ditou as primeiras teorias sobre as fundações da narrativa ocidental (e cujos "princípios" ainda hoje influenciam a escrita de argumentos em todo o planeta), parece-me sempre adequada para dar o "pontapé de saída" num texto inaugural, mesmo que esse texto seja só para dar início a um mero blog que tem como tema a Sétima Arte.

Uma questão impõe-se: para quê mais um blog de cinema quando esse mar quase infinito de informação que é a internet já se encontra povoado por vários e tão distintos exemplos?

O CineArte assume-se como um blog sobre cinema escrito em português que quer ser diferente dos demais que maioritariamente abundam pela blogosfera. Com isto, não quero dizer que este ambicione ser um projecto megalómano ou revolucionário. Nem-se propõe, com este blog, "educar" um eventual pobrezinho leitor com as sábias palavras arrogantes de quem consegue escrever sobre um filme sem dizer nada sobre ele. Simplesmente pretendo que o que surgir aqui escrito possa levar os seus leitores a conhecer este ou aquele cineasta, a darem uma hipótese a outra cinematografia que desconheciam, a voltar a pensar naquela sequência daquele filme, a relembrarem-se da razão porque gostaram (amaram?) tanto (d)aqueles noventa ou cento e vinte minutos que passaram em frente a um ecrã, seja ele grande ou pequeno. Acredito piamente que a paixão do cinema é algo que deve ser partilhado. Se o que aqui surgir possa, por vezes, parecer presunçoso, arrogante ou pura e simplesmente despropositado, será simplesmente devido a um discurso movido por essa mesma paixão. E a paixão, como sabemos, por vezes é díficil de controlar...

Por aqui surgirão as obras dos mais diversos cineastas das mais diversas cinematografias nos mais diversos géneros e estilos. A ideia não é "fazer uma crítica de um filme" no sentido mais popular do termo (aquela que se pode reduzir à quantidade de estrelas dada no fim do texto ou apresentada em gloriosas tabelas comparativas) mas sim escrever sobre ele. Paralelamente, há a ideia de apresentar, esporadicamente, dossiers sobre certos temas, realizadores, etc. Só o tempo (e a disponibilidade) ditarão a sua real concretização.

Para já, é um projecto a solo levado a cabo por um mero estudante de cinema. Mas isso não quer dizer que, com o fluir do tempo e da escrita, o corpo da redacção (se assim o pudermos chamar...) não vá aumentar e contribuir com novas e preciosas ideias. Entretanto, e como a grande mais-valia da net é a comunicação entre os seus utilizadores, a barra de "comments" está aberta a todas as palavras que aqui queiram deixar. Serão muito bem vindas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Privilégio meu, a inauguração deste blog.
Blog fruto de paixão por... cinema? Aqui aportarei frequentemente.
Beijo meu.

mariamar

Unknown disse...

Tarefa muito difícil, mas conseguida. Parabéns e que esta nova actividade te dê muito gozo. Beijos.