sexta-feira, agosto 06, 2004

Memorial: "Hiroshima, meu amor" de Alain Resnais

Faz hoje 59 anos que a humanidade assistiu a um dos actos mais hediondos da sua história. Um avião tristemente baptizado de "Enola Gay" sobrevoou a cidade de Hiroshima, o seu piloto alegremente largou uma das mais perversas invenções da ciência e, em poucos minutos, fez história no pior de todos os sentidos. Como a memória dos homens, por vezes, é curta, convém relembrar o acontecimento e um dos filmes que, de forma indirecta, melhor espelhou os "anos a seguir" à tragédia atrás descrita: o magnífico "Hiroshima, meu amor" de Alain Resnais.

Doze anos depois da tragédia, um homem japonês e uma mulher francesa têm um affaire na primeira cidade devastada pela bomba atómica. Ela é actriz, está de passagem pelo Japão para acabar de filmar um filme sobre a paz e regressar o mais rapidamente possível para Paris. Ele é um salary-man casado que sabe falar francês. Ambos sabem que a sua relação está condenada. No entanto, algo os une de uma maneira quase irracional. Ao passear por Hiroshima, ao abraçar-se ao seu amante nipónico, Ela irá fazer uma viagem pelas suas memórias, encontrando em Hiroshima e no homem de negócios nipónico ligações não tão estranhas com o seu próprio passado...

Com argumento da escritora Marguerite Duras ("Moderato Cantabile", "O Amante"), Alain Resnais cria um filme intimista e experimental que consegue ser das obras mais fascinantes tanto da argumentista como do realizador. Misturando o registo do documentário (o segmento inicial, com as várias fotografias de Hiroshima, dos seus destroços, das suas vítimas) com uma ficção soberbamente dirigida. É um filme "difícil" mas nunca vazio. As interpretações de Emmanuelle Riva e Eiji Okada são fabulosas, dando vida aos diálogos dificílimos de "ler" (pelo seu teor reflexivo e quase "teatral") de Duras. Mas atente-se também à soberba música de Georges Delerue e Giovanni Fusco, à magnifica direcção de fotografia de Michio Takahashi e Sacha Vierny e, como não poderia deixar de ser num filme de Resnais, ao trabalho de montagem engendrado pelo trio Jasmine Chasney, Henri Colpi e Anne Sarraute (e certamente também ao próprio Resnais). É uma verdadeira lição de cinema que nada tem a ver com o pretensioso "revisitar" do tema que Nobuhiro Suwa fez em 2001 no medíocre "H Story".

Numa altura em que convém manter as memórias do acontecimento bem vivas, nada como ver um filme que, revisitando a "cena do crime", aborda o modo como as nossas experiências pessoais moldam as nossas lembranças dos acontecimentos do passado.

Ele - Tu não viste nada em Hiroshima. (...)
Ela - Vi tudo. Tudo.
(...)
Ela -... do décimo quinto dia também. Hiroshima cobriu-se de flores. Havia por toda a parte centáureas e gladíolos e trepadeiras e lírios amarelos que renasciam das cinzas com um com um extraordinário vigor, até então desconhecido nas flores. Nada inventei.
Ele - Inventaste tudo.
Ela - Nada.


Hiroshima, meu Amor (Hiroshima, mon Amour)
Drama, 1959, França/Japão
Realizador: Alain Resnais
Argumento: Marguerite Duras
Elenco: Emmanuelle Riva, Eiji Okada, Stella Dassas, Pierre Barbaud, Bernard Fresson
Produção: Anatole Dauman e Samy Halfon
Dir. de Fotografia: Michio Takahashi e Sacha Vierny
Música: Georges Delerue e Giovanni Fusco
Montagem: Jasmine Chasney, Henri Colpi e Anne Sarraute

Disponibilidade:

Existe uma soberba edição em DVD da Criterion, mas nenhuma edição nacional. Pelo contrário, o argumento de Marguerite Duras está publicado em Português pela Quetzal Editores e recomenda-se.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo, um beijo, gratíssimo, por esta excelente edição.

Noite boa. :-)

http://sulparati.weblog.com.pt

Ricardo Gonçalves disse...

Obrigado pelas palavras gentilmente escritas aqui, fico mesmo muito grato! Creio que a limitação do tempo (tive que escrever o post no próprio dia do "aniversário", portanto nem sequer consegui pôr links como costumo fazer!) não permitiu que escrevesse tanto quanto a obra-prima de Resnais merecia, mas fico muito contente por saber que, apesar disso, o texto agradou a alguém!

***

Anónimo disse...

Do Resnais, grande mestre na montagem de ambientes e universos no filme em-si, há um filme absolutamente admirável pela sua originalidade e genialidade, o "Fumar/Não fumar". Um filme que se divide em dois, em que num uma personagem decide fumar e no outro não. basicamente o filme desenvolve-se nas várias possibilidades que uma história pode ter dependendo das opções das personagens. Um filme essencial....Grande Resnais!!!!!!!

Ricardo Gonçalves disse...

Por acaso ainda não vi o "Fumar/Não Fumar", mas está na minha lista de filmes a ver! Gostei bastante, também, de "O Meu Tio Da América" - adorei quando o vi, e fiquei a adorar ainda mais quando li uma entrevista com o montador do filme, Albert Jurgenson, em que ele explicou o processo de montagem que moldou o filme tal como o conhecemos hoje! A entrevista está incluída no livro "Pratique du Montage" (ed. FEMIS), e vale bem a leitura!

Anónimo disse...

assistam este video http://www.youtube.com/watch?v=LRIJgJqHgp8

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=LRIJgJqHgp8