segunda-feira, agosto 02, 2004

Notícias: "O Lugar do Morto" é lançado em DVD


Mais de três anos (!!!) passados após ter recebido subsídio pela parte do ICAM para ser transcrito para o formato digital, eis que finalmente chega ao mercado português o DVD da célebre longa metragem "O Lugar do Morto" de António Pedro Vasconcelos, editado pela Costa do Castelo.

A demora da edição ter-se-á devido a vários factores, entre os quais a dificuldade de obtenção de suplementos que enriquecessem a edição (na época da produção do filmes, até mesmo os "making-of" não eram comuns no cinema português...).

"O Lugar do Morto" é um dos mais míticos (e mais subestimados) filmes portugueses produzidos nos anos 80. Quando foi lançado nas salas, em 1984, causou sensação entre o público tornando-se o maior êxito de bilheteira obtido por um filme português até então (cerca de 278 mil espectadores, recorde só batido 13 anos mais tarde por "Tentação" de Joaquim Leitão). A razão deste êxito deveu-se não só às qualidades do filme, como também ao simples facto de se aventurar com uma inegável segurança por dois territórios pouco explorados no cinema português: o do policial e o do filme negro. É o próprio realizador, aliás, que diz que o filme é muito influenciado por Otto Preminger.

Como já foi aludido, o disco não é propriamente abundante em extras. Mas destaca-se a excelente qualidade da imagem (fabulosa para um filme de 1984) e um muito interessante audio-comment do realizador, que já nos brindara com uma boa lição de cinema na faixa de comentário de audio do DVD de "Jaime".

Com argumento de Carlos Saboga ("Aqui D'el Rei", "Jaime", "O Milagre Segundo Salomé") e António Pedro Vasconcelos, direcção de fotografia de João Rocha ("Perdido por Cem", "Oxalá" e "Paraíso Perdido" de Alberto Seixas Santos), montagem de Manuela Viegas ("Glória") e música de Alain Jomy ("Aqui D'el Rei", "Jaime"), bem como um elenco que conta com as presenças de Pedro Oliveira, Ana Zanatti, Ruy Furtado, Teresa Madruga, Lídia Franco, Natalina José, Carlos Coelho e Manuela de Freitas, "O Lugar do Morto" é um dos títulos essenciais da nossa cinematografia. O preço do disco é de €24.50. E vale a pena...
P.S. - Já agora, para quando uma edição em DVD de "A Balada da Praia dos Cães" de José Fonseca e Costa? É só uma ideia...

6 comentários:

Anónimo disse...

E para quando um policial à séria em Portugal????
Para quando uma homenagem aos mestres Hitchcock, Fritz Lang, Tourneur, Polanski,.......??????

Samuel " The Lone Prospector"

Anónimo disse...

E para quando um policial à séria em Portugal????
Para quando uma homenagem aos mestres Hitchcock, Fritz Lang, Tourneur, Polanski,.......??????

Samuel " The Lone Prospector"

Anónimo disse...

E para quando um policial à séria em Portugal????
Para quando uma homenagem aos mestres Hitchcock, Fritz Lang, Tourneur, Polanski,.......??????

Samuel " The Lone Prospector"

Ricardo Gonçalves disse...

Por acaso, o policial é um género no qual o cinema português tem dado, na minha modesta opinião, algumas das suas melhores cartas. Para além do "Lugar do Morto" (que não é bem um policial, mas vai beber muito ao género), temos o já citado "A Balada Da Praia dos Cães" de José Fonseca e Costa, o "D'uma Vez Por Todas" e o "Ao Fim da Noite" de Joaquim Leitão; e o "Adeus Princesa" de Jorge Paixão da Costa (cujo argumento, baseado no romance da Clara Pinto Correia, também tem a colaboração de Joaquim Leitão...). O "Vertigem" de Leandro Ferreira não é nada de especial, mas é interessante... e o "Fascínio" também não é exactamente um policial, mas tem alguns momentos muito bons.

Mas é verdade: era bom que alguém voltasse a experimentar o género, sempre seria algo mais original do que muito que por aí se vê...

Anónimo disse...

Apesar de gostar dos filmes do Leitão e Vasconcelos que mencionas-te, axo que todos não conseguem ter a mestria e aura de um filme policial. Axo pessoalmente o filme policial um género narrativo muito dificil de concretizar e para se adquirir verdadeira mestria é necessário repetir e experimentar muito o género como provam os Grandes Mestres. O problema é que estes realizadores tem uma filmografia muito diversificada e vão variando do drama, para a comédia, para o policial... acho que estamos muito àquem dum Bom filme policial, um bom filme "Noir". Para isso são precisos realizadores e actores e argumentistas e montadores à altura e que sejam verdadeiros amantes deste género importantíssimo no Cinema ( é o género que muito agradou ao Público como à crítica) Muita da essência e da Mística do Cinema estam nos filmes Policiais.
Ainda está para vir O filme policial Português. Há-de chegar, um dia!, no meio do nevoeiro, e anunciar o Quinto Império Cinematográfico Português!!!!!!
sam "the lone prospector"

Anónimo disse...

karen millen dresses uk Platinum draws its value from its eternal shine and quality, which is reason enough to pick up a beautiful piece for yourself or your loved one. ghd hair straighteners